Nome | Número | Série e Turma |
Renan Alves | 33 | 3ºC |
Carlos Matheus | 11 | 3ºC |
Leonardo Gonzaga | 21 | 3ºC |
Vinícius Nogueira | 39 | 3ºC |
Sergio Neto | 41 | 3ºC |
Objetivo do Trabalho: - Construir um Robô Gladiador com seus conceitos físicos e cumprir a prova mínima. - Aprender os conceitos de física utilizados no experimento. - Cumprir a prova mínima de estourar 2 bexigas colocadas em cada canto da sala. |
Descreva as funções de cada elemento do grupo: Renan Alves e Waldir Moura: Responsáveis pela parte elétrica e mecânica. Vinícius Nogueira: Responsável pela parte elétrica. Carlos Matheus e Nathan: Responsáveis pelo Relatório. Leonardo Gonzaga e Sergio Neto: Responsáveis pela estrutura |
Descrever todos os materiais adquiridos e utilizados na construção do robô, juntamente com seus respectivos valores (no final de o total do gastos).
| ||||||||||||||||||||||||||||||
Descreva seu projeto e desenhe o mesmo neste local, colocando todas as suas dimensões. Nosso projeto seguiu ao artigo em relação à compra de materiais e em relação à parte elétrica. Já no caso da parte mecânica, não foi de acordo com o artigo. Ao invés de utilizarmos a maneira como se fixava o eixo na estrutura com papelão, utilizamos rolamentos que por dentro passava-se o eixo, fazendo assim nossa roda girar com mais facilidade, tendo livre movimento em qualquer direção. Para constar, a estrutura ficou da mesma maneira que no artigo, do que usar papelão na fixação do motor optou-se por caixa de CD. Dimensões: ![]() Figura 01: Retirada do artigo: Dimensões do robô. Página na web: http://idesa.com.br/disciplinas/fisica/robo_gladiador.php Nas dimensões de nosso robô foram às mesmas que nessa imagem, com todos os centímetros e posição de cada peça. |
Faça uma pesquisa sobre robôs (início, inventor, aplicações, onde se utiliza, etc). Um dos grandes cientistas envolvidos com a robótica foi Nikola Tesla (1856-1943), muitos o consideram o inventor do primeiro robô, depois de sua apresentação do barco tele operado em 1989. O primeiro robô autônomo eletrônico foi criado por Grey Walter na Universidade de Bristol, na Inglaterra, no ano de 1948. E a partir de então o estudo e desenvolvimento da robótica não para de crescer, robôs são muito utilizados em diversos campos da pesquisa científica como a exploração. Já na Grécia antiga existiam aparelhos que – através de pesos e bombas pneumáticas – agiam sozinhos. Mas os primeiros modelos, chamados robôs de primeira geração, careciam de receptividade sensorial própria e realizavam sua tarefa, normalmente repetitiva, mediante um programa de computador de escassa complexidade. Em 1738, foi criado o primeiro robô funcional por Jacques de Vaucanson, que fez um andróide que tocava flauta. Referencia: http://g33a.blogspot.com/ ; http://www.tecmundo.com.br/3002-robos.htm |
Faça uma tabela de problemas e soluções que ocorreram no desenvolvimento do robô gladiador.
|
Teste seu robô e descreva os resultados abaixo (teste oito de frente, oito de ré e estourar bexiga estática). Na descrição do teste coloque o tempo que você leva para executar cada tarefa. Em relação aos testes: - Oito de Frente: 0,10s - Oito de ré: 0,09s - Estourar duas bexigas colocadas uma em frente a outra (teste realizado em sala de aula): 0,06s |
Cite 5 conceitos físicos e descreva em que momento ele se faz presente no projeto do robô gladiador. Peso: Força que atua no robô, no qual possui uma massa e se encontra em um local que possui gravidade. Atrito: Força que atua nas rodas do robô, que resistindo o movimento, na qual impedem que elas derrapem perdendo todo impulso gerado pela rotação do eixo, tornando possível a aceleração. Tensão elétrica: Fica responsável pela rotação do motor, fazendo o eixo girar e assim, ao encostar-se às rodas, faz o robô “andar”. Normal: Força que deixa em equilíbrio o carrinho. Velocidade: Reação a força. |
Utilizando seus conhecimentos de Física determine a potência de seu robô gladiador. Pot= VxI Pot= 3x 20x 10-³ Pot= 0,06 A |
Conclusão. Concluímos todos nossos objetivos: - Construir um Robô Gladiador com seus conceitos físicos e cumprir a prova mínima. - Aprender os conceitos de física utilizados no experimento. - Cumprir a prova mínima de estourar duas bexigas colocadas em cada canto da sala. No decorrer de cada item no relatório, vimos que o robô gladiador tem várias maneiras de se melhorar, como é o caso do uso de materiais mais sofisticados, que possam dar mais estabilidade ao robô, como também há maneiras de se piorar o mesmo. |

Nenhum comentário:
Postar um comentário