Energia Maremotriz.
Maior turbina movida a marés do mundo começa a ser instalada: A Maior turbina movida a energia de mares do mundo, com helices de dezoito metros de diâmetro. Sera instalada no Centro Europeu de Energia Marinha. Ela foi desenvolvida para suportar altas pressões das fortes correntes marinhas.
Com mais de vinte e dois metros de altura e trezentas toneladas, ela pode gerar energia para mais de mil casas.
Devido a baixa velociadade de seu funcionamento, não trara problemas para a vida marinha. Se passar nos testes, pode ser a primeira de muitas a serem instaladas na costa da Escócia.
As marés estão relacionadas com a posição da Lua, do Sol e o movimento de rotação do planeta Terra. Estas oscilações são também uma fonte energética que pode ser aproveitada em conjunto com a temperatura dos oceanos, ondas e marés para gerar energia eléctrica
Uma central maremotriz é composta por um reservatório (Hidroflot) que permite a entrada e saída de água. Quando a água entra nesse reservatório passa através de uma turbina produzindo movimento que é convertido em energia eléctrica, o mesmo acontece quando a água sai desse reservatório.
A energia das marés têm a qualidade de ser renovável, como fonte de energia primária não está esgotada pela sua exploração e, é limpa, uma vez que, na transformação de energia não produz poluentes derivados na fase operacional. No entanto, a relação entre a quantidade de energia que pode ser obtida com os actuais meios económicos e os custos e o impacto ambiental da instalação de dispositivos para o seu processo impediram uma notável proliferação deste tipo de energia. Outras formas de extrair energia a partir da energia das ondas oceânicas são, a energia produzida pelo movimento das ondas do oceano e de energia devido ao gradiente térmico, que faz uma diferença de temperatura entre as águas superficiais e profundas do oceano.
À favor: É uma fonte de energia renovável, que produz eletricidade de forma limpa, não poluente e barata, não prejudicando á vida marinha.
Contra: Dificuldade em manter um fornecimento regular de energia devido as variações climáticas e o ciclo de marés.
Fontes de pesquisa: http://www.alternativasenergias.com/energia-maremotriz; http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_maremotriz e Grupo 04. (2ºEMC)
Nenhum comentário:
Postar um comentário