domingo, 10 de outubro de 2010

Questões de Final de Semana

Nobel de Física: 1937:
Verificação experimental da difração do elétron por cristais.


George Paget Thompon
Gerge Paget Thompon
George Paget Thomson recebeu em 1937 o Nobel de Física, pela verificação experimental da Difração do elétron por Cristais, descobriu as propriedades de onda do elétron (prêmio dividido com Clinton Joseph Davisson). Thomson demonstrou que o elétron pode difratar como uma onda, uma descoberta que prova o princípio de dualidade onda-partícula que foi inicialmente proposto por Louis de Broglie em 1920 (na apresentação de sua tese de doutorado). Em 1930 foi apontado como professor no Imperial College em Londres. Durante a década de 30 e na Segunda Guerra Mundial, Thomson se especializou em física nuclear, se concentrando em aplicações práticas militares. Mais tarde, ele continuou seus trabalhos em energia nuclear mas também escreveu sobre aerodinâmica e o valor da ciência na socieadade. Thomson ficou no Imperial College até 1952, quando se tornou mestre na Corpus Christi Colegge em Cambridge. Em 1964, a academia o honrou com a estátua George Thomson, um trabalho de um arquiteto moderno no campus Leckhamtpon.


  


Nobel de Física: 1959:
Descoberta do antipróton.

Emilio Gino Segrè

Emilio Gino Segrè

Emilio Gino Segrè foi Nobel de Física em 1959, pela descoberta do antipróton. Estudou profundamente as propriedades do nêutron e desenvolveu um método químico para divisão de átomos isômeros. Mudou-se para os Estados Unidos, para pesquisar no Lawrence Radiaton Laboratory da Universidade da Califórnia. Em Los Alamos trabalhou novamente com Fermi, no desenvolvimento da bomba atômica. Professor de física na University of California, passou a trabalhar com o físico americano Owen Chamberlain, seu colega de universidade, e juntos demonstraram a existência dos antiprótons, um próton com carga negativa em vez da habitual carga positiva, utilizando um bevatron, um poderoso acelerador de partículas do Lawrence Radiation Laboratory. Esta descoberta foi um passo importante para a determinação da estrutura da matéria e da natureza do Universo e proporcionou a ambos o Nobel de Física. Também foi descobridor de elementos como o astatinio e o isótopo plutônio-239.


Comentário:

Premio de 1937

Os cristais que possuem espaçamento entre planos na ordem de 1A é esperado como suficiente para a verificação da difração do elétron.
Considerando que o comprimento de onda de de Broglie do elétron é da ordem do comprimento de onda do raio X  é de se esperar  um comportamento ondulatório análogo quanto a interferência e difração observados pelos raios-X em cristais.
Isso foi  o que Davisson verificou no experimento que rendeu o prêmio Nobel de 1937. O experimento dele consistia em um feixe de elétrons de velocidade pré determinada direcionado contra uma face de um cristal de níquel. Um coletor designado para aceitar somente elétrons espalhados elasticamente e seus vizinhos próximos, poderia ser movido em uma arco ao redor do cristal. O cristal poderia ser girado sobre o eixo de incidência do feixe. Assim, foi possível medir  a intensidade de espalhamento elástico em qualquer direção na frente do cristal, com exceção das posições fazendo 10 a15 graus com o feixe primário.




Premio de 1959

Antipróton é a antipartícula do próton. Também é conhecido como "próton negativo". Mas se diferencia do próton por ser negativo, não fazendo parte do núcleo atômico. O antipróton é estável, e no vácuo não se desintegra espontaneamente. No entanto quando um antipróton se choca com um próton, ambas as partículas são transformadas em mésons, cuja média de vida é extremamente curta. Embora a existência desta partícula elementar tenha ocorrido pela primeira vez na década de 1930, o antipróton só foi identificado em 1955, no laboratório de radiação da Universidade da Califórnia por Emilio Segre e Owen Chamberlain, razão pela qual foram premiados pelo Prêmio Nobel de Física em 1959.



Referencia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Emilio_Gino_Segr%C3%A8
http://pt.wikipedia.org/wiki/Antipr%C3%B3ton

Nenhum comentário:

Postar um comentário